domingo, 7 de abril de 2013

Acredito que, para que o educando aprenda e assimile o que está estudando, deva selecionar, por partes, tudo o que vivencia ao utilizar as ferramentas da tecnologia para que não ocorra o esquecimento daquilo que está aprendendo.
Formatar, selecionar, copiar nem sempre é o caminho único.
Fazer tudo isso requer estudos constantes, desafiadores, ou seja, ler novamente aquilo que pesquisou, tirar o que não vai usar, enfim, explicitar tudo o que necessita para a realização de uma boa atividade.
Com carinho,
Márcia Maria dos Reis

sábado, 6 de abril de 2013

Reflexão sobre o arcaico e o atual




Olá pesssoal

Achei esse vídeo muito interessante sobre o arcaico e o atual. Como é a evolução dos recursos.
Beijos

Andresa  Ingrati

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=V5eEP7S-PYQ

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Redes Sociais são ferramentas de Aprendizagem

Visitando o blog sugerido pela colega Jéssica Blanco encontrei um fórum onde foram postados algumas matérias interessantes em relação ao uso das redes sociais em sala de aula, tendo como foco o papel do professor.
Segue os links para que vocês também possam visitar:



Espero que gostem.
Abraços,
Priscila

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Olá!

Entrei no site do MEC - Portal do professor e encontrei um outro blog que também trabalha com redes. Tem matérias bem interessantes sobre redes de aprendência com uma perspectiva diferente: o foco no professor!

Não deixem de dar uma olhadinha!


 Redes de aprendência

Abraços!
Jessica Blanco


Olá navegantes!

Procurando inovações sobre redes sociais, encontrei um blog "irmão" do nosso, que trabalha tecnologia X educação. Vale a pena dar uma olhadinha!  Blog - Educação em redes sociais

Vejam uma reportagem do "O Globo" sobre algumas escolas que já ampliaram o trabalho com redes sociais e criaram até programas parecidos com o que conhecemos, tudo para incluir as redes sociais no ambiente escolar.

O GLOBO - Redes sociais, as novas parcerias de estudos




Abraços!

Jessica Blanco
Olá!
Como sou usuária assídua de tecnologia, pensei em postar matérias em relação ao uso de redes sociais em sala de aula, o que é bem interessante para os alunos, pois aliamos o prazer de acessar a internet, de se comunicar com os amigos, com os estudos da sala de aula.

Encontrei uma matéria bem interessante da Revista Nova Escola sobre como utilizar as redes sociais em favor da aprendizagem.





"Você sabe quantos de seus alunos possuem perfis no Orkut, noFacebook ou no Google +? Já experimentou fazer uso dessas redes sociais para disponibilizar materiais de apoio ou promover discussões online?

Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas. "O contato com os estudantes na internet ajuda o professor a conhecê-los melhor", afirma Betina von Staa, pesquisadora da divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática. "Quando o professor sabe quais são os interesses dos jovens para os quais dá aulas, ele prepara aulas mais focadas e interessantes, que facilitam a aprendizagem", diz. " 


Porém, há alguns cuidados que devemos tomar caso nos interessamos nessa proposta:


1. Faça a mediação de grupos de estudo

2. Disponibilize conteúdos extras para os alunos
3. Promova discussões e compartilhe bons exemplos
4. Elabore um calendário de eventos
5. Organize um chat para tirar dúvidas


PARA LER A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA, ACESSE: Redes sociais - Nova Escola

Abraços!

Até mais navegantes...

Jessica Blanco